Os 3 Mitos da Produtividade Que Você Precisa Evitar no Home Office

Produtividade: Os 3 Mitos Que Você Precisa Evitar Pra Render Mais no Home Office e Parar de Procrastinar

Produtividade para Empreendedores Digitais

Produtividade: Os 3 Mitos Que Você Precisa Evitar Pra Render Mais no Home Office e Parar de Procrastinar

Produtividade: os 3 mitos pra evitar e render mais no home office

Melhorar a produtividade é algo muito desejado por profissionais de todos os tipos, incluindo empreendedores digitais e pessoas que trabalham no home office. Este é o seu caso também?

Isso porque a produtividade é fundamental pra você ter mais resultados e ser um profissional melhor sem sacrificar todo seu tempo.

Afinal, a vida não consiste só no trabalho: é necessário dar atenção às outras áreas também.

Seja relaxar assistindo aquele Netflix, preparar um bom jantar ou passar um tempo com a família, quem trabalha em casa sabe que não é tão fácil se organizar pra fazer tudo que precisa ser feito e dar atenção a todos os pilares da vida.

Mas isso é possível pra quem é produtivo, porque consegue usar o tempo com eficiência, prosperar no trabalho e ainda ter tempo de sobra pra fazer o que quiser.

Por isso, hoje eu vim trazer um conteúdo importante pra quem deseja alcançar altos níveis de produtividade ao trabalhar em casa, seja no seu negócio digital ou no home office pela empresa mesmo.

Em primeiro lugar, vou te contar um pouco sobre o que é e o que não é produtividade. Até porque, existem algumas confusões sobre esse assunto e é bom a gente esclarecer de vez.

Depois, vou te contar os 3 maiores mitos da produtividade que podem te atrapalhar e colocar uma pressão desnecessária sobre seus ombros se você acreditar neles.

Então, evitar esses 3 mitos vai ajudar você a ser mais produtivo e não tentar agir com base em coisas que podem não fazer sentido pra você.

Ao final desse texto, você vai estar muito mais preparado pra organizar seu trabalho em casa e render muito mais com esses mitos fora do caminho.

Vamos lá?

O que é Produtividade, afinal de contas?

Um alvo acertado bem no meio, mostrando a produtividade como eficiência.
Produtividade é uma questão de eficiência, não de fazer mais coisas.

Ao contrário do que muitos pensam, produtividade não significa necessariamente fazer mais. Mas sim, fazer melhor e fazer as coisas certas.

Ou seja, ser produtivo significa usar o tempo com eficiência, focando no que precisa ser feito pra alcançar os resultados que você deseja.

É como dar uma flechada certeira no alvo que você quer atingir em vez de atirar várias vezes nos alvos errados.

Em outras palavras, imagine dois arqueiros: ambos querem acertar uma árvore a 200 metros de distância, com apenas 10 flechas pra tentar.

O Arqueiro A é acelerado, mas não é muito preciso. Por isso, ele começa logo a atirar várias flechas pra acertar seu alvo.

Ao final de 10 flechas, ele finalmente consegue acertar algumas árvores. Nenhuma era a que ele queria acertar, mas pelo menos ele conseguiu acertar alguns alvos.

Já o Arqueiro B é focado e eficiente. Pra isso, ele leva um tempo sentindo o vento, mirando resoluto a árvore que quer acertar e preparando a flecha.

Ele encontra o melhor ângulo e a melhor posição…

E num único tiro, acerta o alvo desejado. O Arqueiro B levou mais tempo pra começar, mas seu planejamento valeu a pena. Ele conseguiu o que queria e ainda sobraram 9 flechas pra acertar outros alvos se ele quiser.

Fazer mais não significa ser mais produtivo

Um alvo com vários acertos em volta do centro que representa falta de produtividade e eficiência.

A princípio, pode parecer que o Arqueiro A é mais produtivo, porque ele acertou mais alvos. Mas isso não é verdade, porque ele desperdiçou tempo, energia e flechas sem realmente acertar o alvo desejado.

Por outro lado, o Arqueiro B acertou em apenas uma flecha o alvo certo e ainda poderia continuar acertando outros se assim desejasse.

Ou seja, sendo produtivo você não desperdiça tempo e energia em coisas indesejadas e ainda consegue ter o resultado ideal.

Pense nas flechas como sua própria energia e concentração. E os alvos são como os resultados que você deseja pra sua vida.

Se você sair gastando energia à toa, pode até acertar alguns alvos. Mas corre o risco de não serem aqueles que você realmente queria e ainda ficar sem energia (nem tempo) pra acertar aquele que era seu objetivo inicial.

Resumindo essa história: portanto, ser produtivo não é atirar várias flechas pra acabar acertando alguns alvos. Ser produtivo faz de você um arqueiro preciso, que consegue acertar o alvo certo numa única flechada.

Assim, podemos partir pro primeiro mito que você precisa evitar pra ser mais produtivo:

Mito 1 – Ser Produtivo é Fazer Mais Coisas (o mito do multitasking)

Homem confuso olhando pra várias tarefas na parede do home office.
Será que fazer muitas coisas ao mesmo tempo te deixa mais produtivo?

Não, não e não.

Como eu já disse na história dos arqueiros, ser produtivo não significa fazer mais coisas.

Aliás, em alguns casos, ser produtivo significa fazer MENOS.

Isso porque a produtividade é uma questão de eficiência. É saber usar o tempo do jeito certo, focando naquilo que traz resultado.

Portanto, pra ser produtivo é preciso também saber dizer não. Isso mesmo, dizer “não” pras coisas que não vão te trazer os resultados que você quer e até mesmo dizer “não” pra pessoas ou coisas que podem desviar seu foco do que realmente importa.

O que também significa deixar de fazer toneladas de tarefas que não vão trazer resultado e focar naquela única ação necessária pro seu trabalho prosperar.

Sim, claro que a longo prazo você irá REALIZAR MAIS, o que não significa FAZER MAIS. Principalmente se a gente considerar que fazer mais coisas erradas vão te levar a MENOS realizações.

Multitasking me faz uma pessoa produtiva?

Vamos tirar essa do caminho logo: ser “multitarefa” também não é uma boa maneira de ser produtivo.

Fazer várias coisas ao mesmo tempo é, na verdade, outro grande mito que já foi comprovado em diversas pesquisas e experimentos.

Por exemplo, a Associação Americana de Psicologia fala o seguinte sobre multitarefa:

Os “custos de troca” tornam-se maiores quando as pessoas alternam entre afazeres repetidamente. Tentar ser “multitarefa pode parecer eficiente superficialmente, mas, na verdade, leva mais tempo, no final, e causa mais erros”. No total, pode aumentar em 40% o tempo de trabalho, conclui a análise.

Associação Americana de Psicologia. Fonte: https://www.napratica.org.br/multitasking-mito-razoes-cientificas/

E além disso prejudicar a produtividade, várias pesquisas também falam que essa alteração de foco pode trazer outros prejuízos, até mesmo pra saúde.

Ou seja, evite fazer várias coisas ao mesmo tempo e sempre foque numa única tarefa até terminá-la.

Porque com a produtividade você irá conquistar mais resultados, sem necessariamente fazer mais coisas. Capisce?

Mito 2 – Você Precisa Acordar cedo

Bebê dormindo pra representar o mito da produtividade sobre acordar cedo.
Só acordar cedo não é o suficiente pra te tornar uma pessoa produtiva.

Esse é um dos maiores mitos da produtividade e pode até ser polêmico o que eu vou falar, de tão forte que é a crença de “acordar cedo é bom pra você”, como se fazer isso te colocasse no grupo de bem-sucedidos.

Por exemplo, eu conheço pessoas que se vangloriam de acordar cedo e vivem as mesmas vidas há pelo menos 20 anos.

Você não leu errado e eu não escrevi errado. Mais de 20 anos acordando super cedo e vivendo igual, sem mudar nada. E ainda achando isso “certo”.

Então, é bom a gente se perguntar:

  • Será que essas pessoas são realmente produtivas?
  • Será que acordar cedo as torna automaticamente produtivas?
  • E será que a vida de todos que acordam cedo não melhoraria se isso fosse o suficiente?

Por isso eu gosto de falar sempre aos meus leitores: Não importa QUANDO você acorda, mas sim o que você FAZ QUANDO acorda.

Em outras palavras, de nada adianta acordar cedo se você não usar esse tempo de forma eficiente e ficar atirando flechas pra tudo quanto é lado. É preciso começar o dia com coisas úteis para melhorar o foco ou que te tragam resultados.

Mas verdade seja dita: as manhãs são importantes, porque sua mente está limpa dos acontecimentos do dia e ainda cheia de energia, facilitando a concentração.

Portanto, se você tem facilidade pra acordar cedo, use isso a seu favor e extraia o máximo de valor das suas manhãs.

Mas se você não tem essa facilidade e é uma pessoa mais vespertina (como eu), você não precisa acordar cedo pra ser produtivo.

Prefira seguir sua tendência natural pra não gerar estresse, o que com certeza afetaria sua produtividade ao longo do dia.

Aproveite sua manhã com inteligência

Bebê rindo com um livro na mão pra mostrar que a produtividade aumenta se usar as manhãs com inteligência.

Então, o que eu sugiro é ter pelo menos umas 3 horas livres de manhã pra começar o dia com atividades positivas, como leitura, meditação ou até exercícios físicos.

Além dessas atividades que fortalecem sua atividade mental e sua capacidade de concentração, é bom usar um tempinho da manhã pra começar alguma tarefa que você precisa realizar no seu home office.

Eu, por exemplo, separo 3 ou 4 horas das minhas manhãs pra fazer algumas coisas entre o café da manhã e o almoço:

  • Alongamento e flexões de braço;
  • Treino de escrita por 10 minutos;
  • Crio posts e interajo nas redes sociais dos meus negócios digitais;
  • Começo a primeira parte de alguma tarefa que quero concluir no dia.

Esse é só o meu exemplo e você pode adaptar às suas necessidades, mas perceba que eu priorizo atividades que me trazem resultados ou favorecem minha concentração.

Assim, você consegue começar o dia de maneira produtiva, sem necessariamente acordar muito cedo (caso você não queira).

Mito 3 – Você Precisa Ficar Muito Ocupado pra ser Produtivo

Mesa de home office com uma pessoa parecendo ocupada trabalhando.
Atividade não representa produtividade.

Em primeiro lugar, quero dizer que esse mito merece mais um NÃO triplo.

Até porque, esse deve ser o maior mito que as pessoas enfrentam no dia-a-dia, especialmente empreendedores e profissionais que trabalham no home office.

No livro Inteligência Positiva, o autor Shirzad Chamine fala que existem alguns sabotadores que podem atrapalhar a vida das pessoas de várias maneiras diferentes.

Um dos que mais atrapalha a produtividade é o da hiper-realização, ou seja, a predisposição de fazer muita coisa a todo momento.

E eu confesso pra você: já caí nessa inúmeras vezes e ainda preciso ficar consciente pra evitar esse sabotador.

Até porque, é comum as pessoas que querem ser mais produtivas procurarem ficar ocupadas pra justificar essa intenção.

Inclusive, nos ambientes de trabalho tradicional, isso é até exigido. Portanto, é compreensível essa tendência de querer ficar ocupado pra “mostrar serviço”.

E os empreendedores costumam ter essa inclinação, porque querem acelerar seus resultados e acham que ficar ocupados o tempo todo é a resposta certa.

Mas a verdade é que atividade é diferente de produtividade.

Ficar ocupado pode significar que você está em ação, que você está ativo. Mas pensa comigo: significa que você está produzindo, de fato?

Significa que você está usando seu tempo com eficiência e fazendo o que realmente precisa ser feito pro seu negócio decolar?

Ou só significa que você está… ocupado?

Ficar ocupado não significa ser produtivo

Pois é. Então tenha cuidado, muito cuidado com esse mito.

Então, você deseja evitar a armadilha de ficar ocupado com coisas que não te trazem resultados? Pra facilitar sua vida, considere criar metas pro seu dia-a-dia.

Mas não faça de qualquer jeito pra não se sobrecarregar e acabar se sabotando. Em vez disso, use os 6 critérios das metas poderosas, que te forçam a ser mais produtivo e te dão mais clareza pra agir.

Se você quer uma ajuda com isso, aproveite pra baixar meu E-book gratuito: Produtividade Máxima pra Negócios Digitais. Nele vou mostrar tudo sobre essas metas e os 6 critérios pra você fazer a sua.

Continuando, vou repetir porque é fundamental pra você ter resultados mais rápidos com seu negócio:

Produtividade é eficiência

Uma lâmpada com círculos pra identificar tarefas produtivas e organizadas.

Então, pra ser produtivo, é necessário focar sua atenção naquilo que vai trazer resultado pra você. Ou, pelo menos, naquilo que tem mais potencial de fazer seu negócio prosperar.

Pra você ter uma ideia, eu participei de uma mentoria pra negócios digitais no primeiro semestre de 2020 e foi aí que eu percebi como as pessoas ainda caem nesse mito.

Numa turma de 50 pessoas, a maioria delas estava sempre atrasada com os conteúdos e com as tarefas que precisavam ser feitas.

Algumas estavam assim porque procrastinavam, o que é outro grande vilão da produtividade e assunto pra outro artigo.

Mas outras caíam no sabotador da hiper-realização.

Por exemplo, durante a terceira semana de mentoria, cada empreendedor tinha que fazer uma entrevista de uma hora com 10 dos seus melhores clientes/ seguidores, pra conhecer melhor o público.

E a mentora foi bem clara: pelo menos 10, no máximo 20. Ou seja, um trabalho de pelo menos 10 horas pra quem fosse eficiente.

Uma das alunas sofria desse mal e caiu nesse mito da produtividade: na semana seguinte, ela chegou falando que havia marcado 76 entrevistas para o próximo mês. Isso mesmo: 76 quando era pra fazer no máximo 20…

Nem preciso dizer que ao chegar nas 30 e poucas ela disse que não estava valendo a pena, que estava gastando muito tempo e energia. E por isso não estava conseguindo focar em outras tarefas importantes do seu negócio.

Isto é, não estava sendo produtiva, mas estava ocupada. Muito ocupada, diga-se de passagem.

Em resumo, cuidado pra não fazer coisas demais ou ficar “ativo” com coisas pouco importantes.

Então, você precisa ser eficiente e certeiro nas suas ações pra ter resultados e ainda ter tempo livre. Isso sim é produtividade.

Resumindo os 3 Mitos da Produtividade

Três canetas no papel representando os 3 mitos da produtividade resumidos.

Se você leu até aqui, entendeu bem o que é produtividade e o motivo desses 3 mitos não contribuírem nem um pouco com sua eficiência ao trabalhar em casa ou no seu negócio.

Caso você queira relembrar ou tenha pulado direto pro final, neste texto vimos que:

  • Produtividade é conquistada com foco e eficiência; significa acertar o alvo ideal sem desperdiçar tempo;
  • Ser multitarefa é uma ótima forma de PERDER produtividade; não é sobre fazer mais, é sobre fazer o que precisa ser feito;
  • As manhãs são importantes, mas você não precisa acordar cedo pra ser produtivo;
  • Ficar ocupado não garante produtividade e atrapalha mais que ajuda sua vida.

Se você aplicar esses conceitos na sua vida, tenho certeza que você será muito mais produtivo e realizará muito mais em menos tempo.

Seja você um empreendedor digital ou um profissional que trabalha no home office, você vai se beneficiar muito evitando esses mitos da produtividade.

Se você quer ser ainda mais eficiente, realizar mais e ainda ter tempo livre, recomendo meu E-book disponível na Amazon. Nele te mostro os maiores sabotadores da produtividade e como evitá-los.

Você pode dar uma olhada nele aqui abaixo e clicar pra pegar o seu direto na loja da Amazon:

Espero que essas dicas te ajudem a produzir mais e ser mais livre, sem carregar o peso desses mitos nos seus ombros.

Se isso te ajudou, deixe um comentário abaixo e também me acompanhe nas redes sociais pra ver mais dicas como essas.

FAQ – 3 Mitos da Produtividade

O que é Produtividade?

É a capacidade de uma pessoa de ser eficiente com seu tempo e produzir mais rápido. Uma pessoa produtiva não fica somente ocupada, porque foca naquilo que precisa ser feito. Não é sobre fazer mais, é sobre ser mais eficiente.

Ser multitarefa (multitasking) e fazer muitas coisas ao mesmo tempo é necessário pra ser produtivo?

Não. A multitarefa é um mito, porque só conseguimos focar a atenção em uma atividade por vez. Tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo exige muita energia na hora de trocar o foco, gerando desperdício de energia e tempo.

Se eu acordar cedo vou ter mais produtividade?

Não necessariamente. Esse é outro grande mito, porque não importa a hora que você acorda, mas sim o que você faz quando acorda (independente do horário). Se você acordar cedo e não usar bem o seu tempo, sua produtividade não irá aumentar.

Posso ser uma pessoa produtiva sem ficar ocupado por várias horas?

Sim, porque a produtividade não tem nada a ver com ficar ocupado. Se você tiver organização, clareza e foco, pode produzir muito mais em 1 hora do que em 10 horas ocupado com o que não traz resultados. Em outras palavras, atividade é diferente de produtividade.

Sobre mim.

<span class="has-inline-color has-very-dark-gray-color">André Côrtes</span>
André Côrtes

Oi, tudo bem? Sou o autor por trás do Riqueza Mental. Sou Publicitário com formações internacionais na área do desenvolvimento pessoal e mais de 3 anos empreendendo na internet.
Acredito que a Produtividade é libertadora, porque te faz prosperar nos negócios e ainda ter tempo livre.
Por isso me dedico a escrever sobre isso todos os dias.
Me acompanhe nas redes sociais e conheça também meus E-books na Amazon pra conquistar o sucesso que você merece.

 

Um comentário

  1. Hola y gracias por este blog es una verdadera inspiración .. Cammy Hirsch Clevie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *