4 Dicas de Produtividade ao Trabalhar em Casa - Riqueza Mental

4 Dicas Simples Pra Ter Mais Produtividade ao Trabalhar em Casa

Produtividade para Empreendedores Digitais

4 Dicas Simples Pra Ter Mais Produtividade ao Trabalhar em Casa

Trabalhar em casa com produtividade

Trabalhar em casa já está longe de ser algo incomum.

Isso porque após a pandemia de 2020 e o isolamento social que vivemos, trabalhar dentro de casa virou uma prática comum e até mesmo essencial pra todo tipo de negócio.

Mas se você é um profissional digital, trabalha com marketing digital ou simplesmente consegue fazer seu trabalho pela internet, então já sabe como é importante ser produtivo no home office.

É por isso que aqui no Riqueza Mental eu me dedico a ensinar quem trabalha no mundo digital a ser mais produtivo, ter uma mentalidade de sucesso pra prosperar e ainda ter tempo livre.

Então, nesse texto vou te dar 4 dicas simples que te ajudam a entrar no modo on de trabalho e te forçam a ser mais produtivo trabalhando em casa.

E o melhor: você pode começar a fazer hoje mesmo.

Confira aqui abaixo e me conta qual vai mais te ajudar a ter mais produtividade trabalhando em casa.


Dica 1 – Vista-se Para Trabalhar em Casa

Pessoa bem vestida pra trabalhar em casa
Usar roupas só pra trabalhar em casa ajuda a se concentrar no seu negócio digital

Eu sei que quando falamos de trabalhar em casa, muita gente já gosta da ideia de ficar de pijama o dia inteiro, no computador no sofá e ganhando dinheiro assim.

Sinto ser o cara chato que acaba com essa ideia, mas se você quer ser mais produtivo e prosperar no seu negócio digital, precisa fazer melhor do que isso.

Nosso cérebro cria padrões com muita facilidade.

É por isso que vemos imagens em nuvens com a mesma facilidade que um cachorro sente o cheiro do seu petisco preferido a vários cômodos de distância.

Você vai me ver falar muito sobre nossa habilidade de criar padrões aqui no Riqueza Mental, porque ela é tão natural pro ser humano que precisamos usá-la a nosso favor e assim aumentar nosso nível de produtividade de forma mais fácil.

Mas então, como funciona nesse caso?

Simples: se você usa o pijama pra dormir, adivinha o que seu cérebro associa quando você fica de pijama?

Ele entende que é hora de descansar, de dormir. Então isso torna mais difícil entrar no modo de trabalho, o que diminui bastante a produtividade.

Por isso, você precisa se vestir de uma forma que seu cérebro associe ao trabalho. É bom se vestir bem, com roupas reservadas somente pro momento de produzir, como se você fosse sair pra um escritório mesmo.

Eu, por exemplo, coloco relógios e até perfume pra me sentir mais motivado e ligar o modo trabalho no meu cérebro.

Talvez você pense que eu sou meio doido e levo isso a um nível exagerado. Mas não custa nada e funciona, então por que não?

Além disso, outra dica excepcional que vai fazer uma grande diferença no seu nível de concentração é calçar os sapatos toda vez que sentar pra trabalhar.

Sapato em casa, você leu direito.

Isso porque nosso cérebro já sabe que colocar sapatos significa sair de casa, então ele já fica mais ativo e favorece entrar num estado de ação.


Dica 2 – Separe um Local Específico

Reservar um local pro seu home office vai aumentar sua produtividade

Pelo mesmo motivo que eu falei sobre as associações do cérebro, separar um local somente pra trabalhar em casa é uma forma magnífica de aumentar sua produtividade.

Assim que você se sentar no canto de trabalho, você automaticamente vai entrar em modo de ação e vai ficar muito mais fácil se concentrar somente nas suas tarefas profissionais.

Agora, imagine combinar isso com as roupas de trabalho?

O efeito vai se potencializar ainda mais e sua produtividade vai alcançar um nível altíssimo com bastante facilidade no seu home office.

Mas eu preciso alertar sobre uma coisa: essas associações nem sempre são instantâneas, então você vai precisar agir assim por alguns dias e consolidar esses padrões.

Quanto mais você se sentar pra trabalhar nesse local específico, mais fácil vai ser entrar no modo de trabalho. Porque seu cérebro vai entender cada vez mais esse padrão.

E assim, sua produtividade vai aumentar de maneira exponencial quando você trabalhar em casa, com essas condições criadas somente pra isso.


Dica 3 – Organize Seu Espaço de Trabalho

Ambiente bem organizado pra trabalhar em casa
Ter o espaço organizado ajuda a ter mais clareza pra trabalhar em casa

Agora que você já separou seu local de trabalho e sabe da importância de se vestir especialmente pra produzir, é preciso dar uma atenção pra organização da sua mesa.

Isso é sobre uma palavrinha que parece complicada, mas é bem simples: psicogeografia.

Em outras palavras, o ambiente influencia muito nos nossos pensamentos, sentimentos e claro, as ações.

Ou seja, a psicogeografia tem a ver com isso: como o local está influenciando sua forma de pensar, sentir e agir.

Por isso, dê uma atenção pro local que você escolheu pra trabalhar em casa. Então eu sugiro o seguinte:

  • Organize sua mesa tirando objetos desnecessários;
  • Cuidado com os fios: deixe-os enrolados e bem organizados pra não ficarem no meio do caminho;
  • Deixe ao seu alcance tudo que você precisa pra trabalhar (agenda, computador, celular e canetas, por exemplo);
  • Separe uma garrafa d’água pra se manter hidratado, pois isso ajuda a manter a concentração.

Assim, você vai ver que essa simples organização vai te dar muita clareza mental, o que vai deixar muito mais fácil se concentrar somente no que precisa ser feito no seu negócio digital.

Concluindo, você não gasta energia à toa se encontrando no meio de uma mesa bagunçada e também não perde tempo precioso, o que com certeza te fará produzir mais em menos tempo.


Dica 4 – Tenha Uma Playlist para Trabalhar em Casa

Mulher ouvindo música trabalhando em casa
Ouvir uma playlist instrumental eleva muito sua concentração pra trabalhar melhor em casa

Uma das grandes vantagens de trabalhar em casa é que a gente não precisa ficar seguindo regrinhas de empresa feitas pra controlar os funcionários.

Embora algumas ações sejam importantes pra ser mais produtivo, aqui você é seu próprio funcionário e tem direito a fazer suas próprias regras.

E uma das coisas que mais pode te ajudar nesse momento é o poder da música.

Isso eu aprendi com o HC do Viver de Blog, no curso Escritor Milionário. Aliás, esse é um curso extraordinário pra quem trabalha com marketing digital e deseja ganhar dinheiro em casa com a escrita.

Como algumas empresas têm restrições com fones de ouvido, muita gente que já trabalhou em ambientes corporativos pode não saber desse poderoso hábito quando usado de forma inteligente.

Eu mesmo trabalhei muito tempo em empresa e por isso perdi o costume de trabalhar ouvindo música.

Mas quanto mais eu acostumei a trabalhar em casa, mais eu percebi que a música poderia me ajudar a ser muito mais produtivo.

Tenha uma playlist só pra trabalhar.

Sim, isso também tem a ver com os padrões entendidos pelo nosso cérebro.

Então, ter uma playlist só de trabalho vai te ajudar a entrar no modo trabalho mais rápido, porque sua mente vai entender na mesma hora que esse é o momento de produzir.

Além disso, a música te ajuda a ter mais concentração, porque você não vai se distrair com facilidade pelos sons ambientes. E se você conseguir um fone com isolamento de ruído, o efeito vai ser ainda melhor.

Mas tem uma observação: use música instrumental, sem voz pra não confundir seus pensamentos.

Caso contrário você pode ficar muito concentrado na música, curtindo o som e cantando em vez de produzindo.

Aí o tiro vai sair pela culatra.

Então, dê preferência pra músicas instrumentais e sempre as mesmas, pro cérebro já associar e entrar rapidamente em modo trabalho.

Aliás, eu recomendo a playlist que o próprio HC do Viver de Blog criou, chamada Introvertidos e está no Spotify.

Ouço bastante ela pra escrever meus textos e é uma ótima opção, mas fique à vontade pra escolher a sua ou se divertir criando sua playlist única.


Produtividade é um Hábito

Trabalhando num Macbook pra mostrar como é trabalhar em casa
Treine-se todos os dias pra ser produtivo trabalhando no home office

Se você chegou aqui, então sabe que o cérebro cria padrões e é preciso usar essa habilidade em seu favor pra fazer associações positivas e acelerar seus resultados.

Resumindo, você aprendeu que:

  • Vestir-se para o trabalho facilita entrar no modo trabalho;
  • Separar um local específico te deixa mais produtivo;
  • Organizar o ambiente te ajuda a ter clareza mental;
  • Ter uma playlist específica aumenta sua concentração.

Se você quer saber ainda mais hábitos de sucesso que aumentam sua produtividade e te fazem prosperar, recomendo meu E-book disponível na Amazon, Os 7 Sabotadores da Produtividade.

Até porque nele eu conto tudo que aprendi sobre produtividade na minha experiência com negócios digitais e estudando o desenvolvimento pessoal.

Eu percebi que existem 7 principais sabotadores que atrapalham sua produtividade e por isso te ensino como evitá-los pra produzir mais em menos tempo.

Então esse é um guia valioso pra quem quer prosperar nos negócios, viver melhor e ainda ter tempo livre.

Você pode conferir aqui embaixo e até ler uma amostra de graça. Mas se você quiser conhecer mais, é só clicar que você vai direto pra página dele na Amazon.

Eu espero que esse texto tenha te ajudado e que com essas dicas você eleve sua produtividade pra ter mais resultados com seu trabalho em casa.

E se você quiser receber e-mails de conteúdo exclusivo e com prioridade nos novos artigos, pode se cadastrar na newsletter do Riqueza Mental clicando aqui.

Prometo não mandar Spam nem textão, então é só conteúdo útil pra você.

Agora, me conta: qual dessas dicas você vai adotar e começar a ser mais produtivo hoje mesmo?

FAQ – Produtividade no Home Office

O que é Produtividade?

É a capacidade de uma pessoa de ser eficiente com seu tempo e produzir mais rápido. Uma pessoa produtiva não fica somente ocupada, porque foca naquilo que precisa ser feito e tem mais poder de realização.

Dá pra melhorar a produtividade ao trabalhar em casa?

Sim! Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida e é essencial pra quem trabalha no home office. Profissionais digitais de sucesso costumam melhorar sua mentalidade e alcançam altos níveis de produtividade pra ter resultados mais rápidos em seus negócios digitais.

A produtividade me ajuda a procrastinar menos no home office?

Conquistar um bom nível de produtividade significa eliminar a procrastinação da sua vida. É comum a tendência de deixar as coisas pra depois ao trabalhar em casa, por isso é importante melhorar sua produtividade pra ser mais eficiente no seu negócio digital.

O que posso fazer pra ser mais eficiente ao trabalhar em casa?

No final das contas, a produtividade é um hábito. E como todo hábito, ela começa com a mentalidade certa. Mas pra ser mais eficiente, você pode tomar algumas ações práticas, como: ter uma playlist instrumental, vestir roupas específicas de trabalho e organizar um ambiente só pra trabalhar em casa.

Sobre Mim

André Côrtes
André Côrtes

Oi, tudo bem? Sou o autor por trás do Riqueza Mental. Sou Publicitário com formações internacionais na área do desenvolvimento pessoal e mais de 3 anos empreendendo na internet.
Acredito que a Produtividade é libertadora, porque te faz prosperar nos negócios e ainda ter tempo livre.
Por isso me dedico a escrever sobre isso todos os dias.
Me acompanhe nas redes sociais e conheça também meus E-books na Amazon pra conquistar o sucesso que você merece.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *