Copywriting: O Que É e Como Usar no Marketing Digital

Copywriting: O Que É e Como Usar no Marketing Digital

Copywriting Descomplicado para Empreendedores Digitais

Copywriting: O Que É e Como Usar no Marketing Digital

Mesa com papel e caneta indicando o trabalho de Copywriting

Copywriting é um termo muito conhecido na Publicidade, no Marketing Digital e por empreendedores digitais.

Mas o que poucos sabem é o real significado de Copywriting e como usar essa habilidade pra ter uma comunicação que vende mais na internet.

Em primeiro lugar, quero te dizer que você não precisa ser um profissional de Copywriting (chamado de Copywriter) pra se utilizar desse tipo de comunicação.

Se você é um empreendedor ou um profissional digital que precisa vender seus serivços, saiba que você pode (e deve) utilizar o Copywriting pra se comunicar melhor e vender mais pela internet ou até mesmo no offline.

E é sobre isso que quero te falar nesse artigo: vou te explicar exatamente o que é esse tal de Copywriting, bem como onde usar no seu negócio digital pra lucrar mais e fazer mais dinheiro.

Preparado? Então vamos lá:

O que significa o termo Copywriting?

Primeiramente, vamos começar pela palavra Copywriting: o que ela significa?

Bom, engana-se quem pensa que Copywriting é algo novo e exclusivo do marketing digital. Na verdade, esse termo surgiu em 1828 pelo escritor e autor de dicionários americanos, Noah Webster.

Percebendo a escrita mais persuasiva de redatores de anúncios, Webster começou a chamar esses textos de “copy”, remetendo a “algo original que deve ser imitado na escrita”.

Apesar de o termo não ter sido usado por muitos anos, jornalistas começaram a usar a palavra “Copywriter” pra se referir aos profissionais que escreviam anúncios, diferenciando-os dos redatores de notícias.

Em resumo, esse termo ficou cada vez mais comum com a popularidade do Marketing Digital e a importância de escrever textos persuasivos, as famosas “copys” escritas pelo profissional de Copywriting.

Afinal, o que é Copywriting?

Mas então, o que é exatamente uma “Copy”?

Basicamente, Copywriting é a habilidade de escrever textos persuasivos, que envolvem o leitor e o encorajam a tomar uma ação específica.

Portanto, um elemento essencial do Copywriting é a chamada pra ação, a famosa CTA (Call to Action em inglês).

Mas espera, não é só isso! Uma boa Copy possui outros elementos importantes.

Ou seja, é sobre ter clareza, organização e encantar a pessoa para (aí, sim) persuadi-la a tomar uma ação.

E essa ação pode ser desde uma simples curtida num post até o tão desejado ato de compra.

Por isso, um bom Copywriting consiste em uma linguagem simples, clara e envolvente, que dá um caminho claro pra seguir.

Então, resumindo: o Copywriting é uma comunicação fácil de entender e bem organizada, mas que também ativa as emoções do leitor pra criar uma conexão forte e aumentar as chances dele tomar a ação que você deseja.

Mas onde usar Copy?

Homem copywriter trabalhando com pessoas
Você pode usar Copywriting de várias maneiras diferentes

Ao contrário do que muitos pensam, embora as técnicas de Copywriting sejam essenciais na escrita, elas podem ser usadas em qualquer forma de comunicação em um negócio digital.

Portanto, se você grava vídeos, por exemplo, pode usar elementos de Copywriting na sua fala também. Ou até mesmo numa simples sequência de stories do Instagram.

Isso porque o Copywriting é sobre comunicação eficiente, o que é ótimo pra gerar valor ao público e conseguir ações valiosas deles, como cadastro, curtida, comentário, inscrição, ou até mesmo a compra, como eu já comentei.

Então, como você já deve ter percebido, Copywriting não serve somente pra vender, e sim pra se comunicar com clareza. E isso é essencial pra qualquer negócio se conectar com seu público, seja por texto, por áudio ou por vídeo.

Em resumo, Copywriting não precisa ser usado apenas em e-mails, anúncios ou páginas de vendas, mas em toda a comunicação de um negócio digital.

Assim, fica fácil concluir que um negócio digital lucrativo usa Copywriting em toda a sua comunicação, não apenas em campanhas voltadas pra vender.

Como Ter uma Comunicação Eficiente: Os 3 Pilares Essenciais

São 3 princípios essenciais pra uma comunicação que vende

Como eu já expliquei, Copywriting é se comunicar de forma eficiente, com bastante clareza, gerando valor e orientando o público a dar os passos certos.

Mas se você der uma pesquisada rápida no Google, verá que existem inúmeras estruturas e gatilhos mentais pra usar em sua Copy.

E os gatilhos mentais são mesmo importantes, porque são princípios psicológicos que aumentam as chances de despertar certos comportamentos nas pessoas.

Mas não pense que esses gatilhos e estruturas de Copy são mágicas: elas só vão funcionar se você estiver gerando valor real ao público certo.

Por isso, antes de buscar esses gatilhos, recomendo que você entenda os 3 princípios que estão por trás de todo Copywriting eficiente:

  1. Clareza;
  2. Emoção;
  3. Ação.

Pra facilitar, eu explico tudo sobre os 3 pilares no E-book Gratuito Copywriting Essencial, pra você ser mais eficiente na sua comunicação e vender mais na internet.

Em outras palavras, nele você vai descobrir a essência por trás das palavras que vendem. Você pode baixar de graça aqui neste link.

Em suma, dominar esses fundamentos te permitirá ser muito mais eficaz ao vender seus produtos e passar sua mensagem ao seu público, sem necessitar das milhares de “fórmulas mágicas” que alguns gurus compartilham por aí (e que nem sempre funcionam).

Conclusão

Bom, espero que este artigo tenha te ajudado a entender melhor o que é esse tal de “Copywriting” e como usar no seu Marketing Digital pra vender mais.

Caso você tenha achado esse conteúdo simples e está a fim de dar um passo adiante pra ganhar dinheiro mais rápido na internet, eu tenho uma indicação que pode te ajudar.

Estou falando do Método Resultado, do Alex Vargas. Ele já tem mais de 14 anos de experiência no Marketing Digital e mais de 100 mil alunos ganhando dinheiro com marketing digital.

Isso porque sua missão é ajudar mais pessoas a terem renda online de verdade, por isso ele criou o Método Resultado, um treinamento bastante acessível com a estratégia 100% voltada pra ganhar dinheiro pela internet.

Se você tem interesse em ter acesso a esse passo-a-passo completo pra vender na internet, pode conhecer o Método Resultado clicando aqui. Sem compromisso nenhum de comprar agora, só vê se faz sentido pra você.

Bom, agora eu fico por aqui. Te desejo muito sucesso no digital.

André Côrtes
André Côrtes

Oi, tudo bem? Sou o autor por trás do Riqueza Mental. Sou Publicitário com formações internacionais na área do desenvolvimento pessoal e mais de 3 anos empreendendo na internet.
Acredito que com o poder do Copywriting é possível prosperar nos negócios e ainda ter tempo livre pra fazer o que quiser.
Por isso, minha missão aqui no Riqueza Mental é te ajudar com isso através dos meus textos.
Me acompanhe nas redes sociais e conheça também meus E-books na Amazon pra conquistar o sucesso que você merece.

Perguntas Comuns Sobre Copywriting

O Que é Copywriting?

Copywriting é a habilidade de escrever textos persuasivos, que envolvem o leitor e o encorajam a tomar uma ação específica. Muitas vezes, estes textos também são chamados de “Copy”.

Onde Usar Copywriting?

As técnicas de Copywriting são essenciais na escrita, mas elas podem ser usadas em qualquer forma de comunicação em um negócio digital, seja em textos, áudios ou até mesmo em vídeos.

Como Escrever um Bom Copywriting?

Todo Copywriting eficiente possui 3 princípios essenciais: clareza, envolvimento emocional e chamada pra ação. Usar esses 3 elementos na sua comunicação é o caminho certo pra ter um bom Copywriting.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *